top of page
  • Íntegra do artigo publicado pelo jornal A Notícia

Transição de Carreira - Parte I - Coaching de Carreira


Trabalho com muitas pessoas que estão em transição de carreira e buscam uma nova colocação. Essa expressão “transição de carreira”, não é um eufemismo (quando usamos uma forma suave para falar de algo desagradável ou chocante). Ela é usada justamente porque entre uma ocupação e outra você tem a oportunidade de fazer uma bela mudança de trabalho, seja porque foi demitido ou porque proativamente está procurando outra posição.

Pensemos na palavra TRANSIÇÃO. Ela indica mudança, passagem de um ponto a outro. Como toda mudança, ela dá um certo medo, uma insegurança. Principalmente para quem está empregado. “Será que vale a pena mesmo trocar?”. “Aqui onde estou, ao menos conheço como as coisas funcionam.” É normal ficar um pouco desconfortável mas, se apareceu a vontade de fazer uma mudança, é importante não ignorar e analisar por que ela surgiu.

Para quem foi demitido, é fundamental não deixar as emoções negativas – incluindo a ansiedade de encontrar um novo trabalho – tomarem conta de seus pensamentos. São elas que não nos deixam aproveitar o momento de transição para fazer as ações com calma e de forma objetiva. É claro que isso está intimamente ligado ao quanto você tem de reservas financeiras. É muito difícil ficar calmo quando não se tem dinheiro suficiente. Até neste ponto o Coaching pode ajudar (Coaching Financeiro de curto prazo). Quando se está muito ansioso o headhunter percebe durante a entrevista. Ou, também por causa da ansiedade, você pode acabar entrando no primeiro trabalho que aparecer – e que não tem muito a ver com o seu estilo - e viver infeliz por um bom tempo.

É também no momento da transição que você pode explorar coisas novas: hobbies que ficaram esquecidos por falta de tempo, cursos de especialização, ou dedicar-se ao ócio criativo, que pode trazer bons insights sobre a sua carreira.

E aí entramos na palavra CARREIRA. Trata-se de um momento de transição de carreira porque é uma bela oportunidade para você identificar o que REALMENTE QUER. No dia a dia você pode estar deixando as coisas mais ou menos no automático, permitindo que as circunstâncias o levem para cá ou para lá. Mas você pode analisar sua carreira e definir para onde quer ir. Quais suas conquistas até agora? O que mais gosta de fazer? Que tipo de ambiente de trabalho seria o mais motivador para você? Você se sente orgulhoso de sua trajetória? Você quer uma empresa/um trabalho que te dê mais autonomia ou você procura mais segurança? São muitas as perguntas a se fazer.

Não deixe passar um momento de transição de carreira sem colocar atenção aos seus sentimentos e pensamentos e sem fazer uma bela análise sobre o que você quer. Doloroso ou não, proativo ou não, é um momento importante da sua vida, e você deve estar atento para conduzi-lo da melhor maneira possível.

Acompanhe os textos, pois no próximo falarei sobre o relacionamento com headhunters, com algumas dicas.

Stela Klein

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page