top of page
  • Foto do escritorJornada de Coaching

É pressa ou é urgência?


Hoje vi um video no qual um orador (não sei seu nome) fazia um discurso. Pelas roupas notei que se tratava de uma formatura. De maneira bem-humorada ele dava nove dicas de vida aos seus colegas. Coisas que, segundo ele, aprendera ao logo de seus quase 40 anos de vida.

Um dos itens me chamou atenção: "Não tenha pressa", disse ele. "Não entre em pânico se você não souber o que vai fazer pelo resto de sua vida. Em breve você vai morrer mesmo!". É difícil saber o que ele estava pensando ao escrever seu discurso, mas minha interpretação recaiu imediatamente sobre dois aspectos.

No primeiro deles, há a questão do controle. Às vezes podemos querer controlar tudo o que vai nos acontecer. É o planejamento ao extremo, aquele que tenta nos salvar de quaisquer obstáculos ou desconforto. Mas controlar cada passo de nossa vida é impossível. Planejar cada passo é igualmente impossível. Nisso eu concordo com ele. A falsa ideia de que podemos controlar tudo somente nos traz angustia e frustração.

No segundo aspecto da minha interpretação (que pode não ter nada a ver com o que ele quis dizer), vejo a ideia de deixar a vida passar, mesmo que eu não esteja muito contente com meu presente. Com isso eu não consigo concordar. É claro que posso morrer a qualquer momento, e é justamente isso que me traz um sentido de urgência que não tem nada a ver com pressa. É uma urgência de viver plenamente, conscientemente, entendendo meus passos e tentando fazer o meu melhor. É a urgência de saber que hoje já é 2018 e que, ao invés de planos mirabolantes para o ano, eu quero é fazer o possível para estar bem, HOJE.

Eu não preciso saber o que farei pelo resto de minha vida, mas quero dormir sossegada, sabendo e sentindo que trabalho com algo que amo, cultivo boas relações e estou sendo útil a mim mesma e aos outros. Não se trata realmente de ter pressa. Se trata de estar PRESENTE, e não perder um tempo que não voltará nunca mais!

Não está satisfeito no trabalho, com os relacionamentos que tem, com a vida que está levando? Qual pequena ação você pode tomar agora, para começar a fazer as coisas mudarem?

2018 já começou....Feliz hoje, feliz amanhã, feliz agora, feliz 2018!

Stela d'Escragnolle Klein

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page