top of page
  • Foto do escritorJornada de Coaching

Como cada mãe provavelmente vive o Dia das Mães, segundo o Eneagrama?


eneagrama

A mãe tipo 1 já deixou a casa previamente super limpa e perfumada para receber a visita dos filhos. Definiu claramente o menu do almoço e espera que os filhos não se atrasem e nem sujem demais a mesa! De sua parte, seu maior presente à família é a sua serenidade e seu caráter.

A mãe tipo 2 fez para o almoço considerando o que cada um dos filhos gosta mais e ficará muito frustrada se não receber um "muito obrigado pela refeição deliciosa, mãe!". Isso será melhor do que qualquer presente que eles possam levar. De sua parte, ela lhes oferece cuidado e liberdade.

A mãe tipo 3 definiu que o melhor era ir comer fora. Reservou o restaurante que mais gosta, se vestiu muito bem e fez vários selfs com os filhos até escolher aquele mais bem enquadrado para postar no Facebook: "aqui estou no restaurante X, comemorando meu dia com meus pimpolhos!". De sua parte, seu presente à família é seu coração amoroso e sua determinação.

A mãe tipo 4 queria ter um dia original. Depois de muito pensar, reuniu a família e propôs uma troca de discursos, onde cada um falaria o que mais aprecia um no outro. Os discursos delas foram longos e profundos e, no final todos estavam chorando de emoção. E ela, como sempre, oferecendo sua criatividade e sua atenção.

A mãe tipo 5 se antecipou aos filhos e pediu livros de presente. Quando chegaram, ela já tinha almoçado pois estava com fome antes do tempo mas, ainda assim, sentou-se à mesa com todos e se esforçou para comer mais um pouquinho. Com seu olhar doce, todos perceberam sua proximidade e carinho.

A mãe tipo 6 consultou a agenda dos filhos várias vezes na semana, tentando identificar qual o melhor programa a fazer. Todos os filhos opinaram, ela chegou inclusive a consultar a melhor amiga, para dar uma opinião. Ao final, ela viu que a 1a ideia que havia tido era realmente a melhor. Aos filhos, ela sempre dá o grande exemplo de coragem e lealdade.

A mãe tipo 7 se esqueceu que era dia das Mães, e já tinha marcado uma viagem com seu marido. Teve que cancelar tudo, pois seus filhos queriam passar o dia com ela. Foram então a um buffet "all-you-can eat", de forma que ela pudesse comer um pouco de tudo. E depois ainda emendou uma peça de teatro e uma balada. Os filhos, contentes, reconhecem na mãe uma pessoa participativa e otimista.

A mãe tipo 8 resolveu programar um final de semana inteiro de festas. Mandou uma mensagem para os filhos com todos os eventos já definidos, sem chance de resposta negativa. E os filhos percebem sua energia generosa e protetora.

A mãe tipo 9 também se esqueceu que era da das Mães, e estava fazendo um grande faxinão em casa quando os filhos chegaram. Quando eles perguntaram o que ela gostaria de fazer, ela não sabia dizer. Como ela não tinha preparado nada para comer, os filhos definiram o restaurante e todos saíram felizes. De sua parte, ela oferece aos filhos seu grande Amor e o dom de saber mediar todos os conflitos.

Feliz dia das Mães a todos!

(*) O Eneagrama é um estudo muito prático, que revela nosso modo interpretar o mundo através do pensar, do sentir e do agir, sobretudo em momentos de calma absoluta ou stress.

Stela Klein

197 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page