top of page
  • Foto do escritorJornada de Coaching

Eneagrama – como agem os tipos mentais durante uma expatriação.


Dando continuidade à série de quatro artigos sobre Eneagrama e expatriação (se você perdeu os três primeiros, leia-os aqui no site: artigo de introdução, os tipos instintivos e os tipos emocionais), apresento o último artigo da série, que falo um pouco sobre os chamados tipos mentais. Aqui descreverei as linhas gerais que caracterizam esses tipos, e lembro que elas variam de pessoa para pessoa, de acordo com o nível de consciência de cada uma.

As personalidades chamadas “mentais” no Eneagrama têm em comum o foco nas informações e nos dados em geral, e interpretam o mundo através do pensamento. Valorizam muito o conhecimento e a lógica e tendem a manter um distanciamento das emoções, sobretudo as mais profundas. São ótimos em antecipar e analisar cenários.

Tipo 5

O tipo 5 tem profundo respeito pelo conhecimento, mesmo que ele não tenha nenhuma função prática. Prezam por sua independência, apreciam muito a própria companhia, ficando sozinhos com prazer. Aliás, quando há muita gente ao seu redor, tendem a se sentir cansados e sem energia. Muito difícil saber o que sentem, pois preferem não compartilhar seus sentimentos. Seu grande desafio é entender que o total conhecimento de algo só é possível quando ele aceita e integra suas emoções, também.

O expatriado assalariado tipo 5 tende a ser bastante organizado e autossuficiente e, se por um lado isso é muito bom, por outro pode atrasar sua integração. Como tem tendência a ser fechado e retraído, às vezes até mesmo tímido, relutará muito a ir aos happy hours e eventos da empresa. Muito tranquilo e objetivo, costuma ter um papel fundamental em tempos de crises, pois consegue se distanciar do problema e analisá-lo com clareza, enquanto todos da equipe podem estar desesperados e perdidos.

O cônjuge tipo 5 será um mestre no planejamento da própria expatriação. Terá listas para todos os grandes assuntos a resolver: escolas para as crianças, médicos para cada uma das especialidades, onde ficam os supermercados e as feiras-livres, parques e opções de lazer. Antes mesmo de partir já conhecerá todos os trâmites legais para os documentos que serão necessários e é bem capaz de chegar ao novo país já quase dominando o idioma local! Por ser muito independente e não expor muito suas emoções, deve cuidar para não parecer muito distante dos outros ou simplesmente “não-disponível”.

Tipo 6

O tipo 6 tem a tendência a acreditar que o mundo é um tanto o quanto perigoso e, por isso, tornou-se um mestre na prevenção e na análise de cenários. Costuma não confiar muito nos outros – nem em si mesmo – e, por isso mesmo, é o tipo mais leal do Eneagrama quando defende uma causa ou desenvolve a confiança em alguém. Uma parte das pessoas tipo 6 expõe abertamente seus receios, enquanto outra vive se jogando em situações perigosas (como esportes radicais) justamente para se provar que não tem medo de nada. O grande caminho de evolução do tipo 6 é desenvolver a confiança em si mesmo (e assim, ganhar em autonomia) e nos outros.

O expatriado assalariado tipo 6 tem uma habilidade incrível em analisar cenários, identificar riscos e recomendar os caminhos mais seguros para a empresa, e ganhará uma boa reputação rapidamente nesse ponto. Consegue “ler” o ambiente em que está, identificando rapidamente em quem confiar ou não e como anda o humor da equipe. Respeitará os procedimentos e regras do novo ambiente de trabalho e proporá melhorias quando identificar que podem ocorrer problemas futuros.

O cônjuge tipo 6 talvez demore um pouco para se integrar na nova comunidade, pois sempre desconfiará das novas potenciais amizades. No entanto, quando finalmente escolher seus amigos, provavelmente estes o serão para sempre. Como é bem precavido, terá na bolsa e no carro artigos de primeira necessidade (que, para ele, costumam ser muitos): garrafa d’água se tiver sede, lenços se espirrar, comida se tiver fome, recarregador se a bateria do celular ameaçar acabar, um cachecol se o tempo mudar (e guarda-chuva, claro!), óculos escuros se o sol aparecer, remédio para dor de cabeça se começar a sentir algo, e por aí vai. Se encontrar uma causa que desperte o seu interesse ou um novo conceito com o qual se identifique bastante, o defenderá com unhas e dentes.

Tipo 7

O tipo 7 busca a liberdade e um mundo cheio de opções, onde tudo pode – e deve -, acontecer ao mesmo tempo. Assim, a vida em um novo país é um “prato cheio” para ele. Tem a mente muito acelerada e faz conexões entre pessoas e ideias que poucos conseguem fazer. Está sempre imaginando futuros lindos e cheios de prazer e tende a querer fugir da rotina, da tristeza e do sofrimento. Para acelerar seu caminho de evolução deve aceitar que o sofrimento não apenas é inevitável em alguns momentos da vida, como também é muito útil. E deve também entender que tudo tem seu momento e sua razão de existir.

O assalariado tipo 7 será sempre otimista e ajudará os mais céticos a ganhar uma motivação extra no trabalho. Como tem o raciocínio muito rápido, mostra uma capacidade de síntese muito boa e costuma conduzir reuniões e fazer apresentações movimentadas e bem-humoradas. Por falar nisso, deve cuidar para gerenciar seu humor, pois às vezes pode fazer piadas ou brincar com situações onde não deve (sobretudo em outra cultura), e isso pode prejudicar sua imagem de senioridade ou liderança. Tem um interesse genuíno pelas pessoas, o que traz boas qualidades relacionais. Como sua mente não para nunca, pode ter dificuldade para relaxar ou para dormir.

O cônjuge tipo 7 parece ter uma energia que não acaba nunca! Em sua agenda é comum ter, no mesmo dia, duas festas, três encontros com amigos, ida ao médico, à reunião da escola, ao curso de idiomas e o teste de um novo produto que será demonstrado no supermercado. Ufa!! Usará sua bela criatividade para encontrar soluções para coisas que ainda não sabe fazer na nova cultura e rapidamente conhecerá pessoas por todos os lugares por onde passar. Mas deve prestar atenção para não dominar as conversas, pois tende a falar demais e não seguir um pensamento linear. Muita gente nem consegue acompanhar quando um tipo 7 conta uma história! Deve aprender a ter foco nas coisas que faz, ao invés de começar milhões de projetos e só terminar alguns.

Aqui termino as descrições sobre os 9 tipos de personalidade segundo o Eneagrama. Mais do que simplesmente identificar seu tipo e se contentar com ele, o propósito do Eneagrama é fazer um mergulho profundo no autoconhecimento e remover as reações automáticas que temos no dia a dia. Ao passarmos a usar todos os recursos (mentais, emocionais e instintivos) que já temos dentro de nós, mas deixamos de lado, passamos a ter uma vida muito mais rica. Após essa leitura dos quatro artigos, eu lhe proponho realmente a estudar um pouco mais sobre seu tipo e seu caminho indicado de evolução. Essa é uma viagem muito bonita!!! Se tiver alguma dúvida, escreva abaixo, e eu respondo rapidamente.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page